Inclusão social efetiva
(Re)Escrever o Nosso Bairro é um projeto a três anos, promovido e coordenado pelo Município de Braga, que agrupa um conjunto de iniciativas que procuram promover uma efetiva inclusão de comunidades residentes em três bairros sociais em Braga: Bairro Social das Enguardas, Bairro Social de Santa Tecla e Complexo Habitacional do Picoto.
Este projeto decorreu entre 2017 e 2020, no contexto da implementação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e do Plano de Ação Integrado para as Comunidades Desfavorecidas.
O objetivo foi não apenas dar uma nova vida a estes bairros, com a renovação das infraestruturas, como também colmatar falhas de integração social, de emprego e de capacitação de lideranças locais com um conjunto de atividades definidas nesta operação. Estas atividades acabam por se definir enquanto propostas integradoras para a inclusão ativa, com programas inovadores de experimentação social e de animação territorial, pedagógicos, sociais e artísticos, que incitam o empreendedorismo e emprego nestas comunidades.
Esta iniciativa contou com inúmeras parcerias, entre as quais se encontrou a Fundação Bomfim, através do trabalho do Conservatório Bomfim.