Por João Tiago Magalhães
No dia 15 de março, às 18h00, o pianista João Tiago Magalhães vai apresentar-se a público num recital com temas de compositores nascidos no séc. XX e XXI, que vai desde da inspiração popular e etnográfica à inspiração eletrónica.
“Este projeto nasceu da minha curiosidade pela nova música e pelas obras que jovens músicos estão a criar. Fiz estreia de algumas composições de alunos meus do secundário e apresentei outras com a presença dos compositores, com quem pude analisar e executar as peças segundo as suas observações. Descobri como todas as obras se entrelaçam como se houvesse um sentimento português coletivo. Dar a conhecer esta música portuguesa é mostrar uma riqueza cultural e, para os mais jovens, um desafio a ir ao encontro delas.“
Licenciado em Piano de Acompanhamento pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE), é professor de Acompanhamento e Improvisação no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. A sua atividade tem passado por recitais de Música de Câmara, pela direção coral com o Coro Sexta Napolitana e pela participação desde 2010 no projeto Ópera Isto, companhia musical que realiza espetáculos músico-teatrais infanto juvenis. Com a Ópera Isto tem tocado (e representado) todos os anos na Casa da Música e um pouco por todo o país. A abordagem e inclusão a outras áreas tem sido uma constante como a composição e direção musical do espetáculo “Tributo a Buster Keaton” na Casa da Música, a composição de músicas para o Space Ensemble, grupo que acompanha cinema em tempo real, Self de Eduardo Patriarca para piano e eletrónica, Piano-Time em conjunto com a Mobile Companhia de Dança, e Sombra Silêncio, recital de poesia e música.
Entrada livre.